Novas Histórias

Novas Histórias
Foto de Ju Vinagre

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

21º Dia: Saudades da Guanabara

                  Fiquei sabendo que no dia 30 de janeiro se comemora o dia da Saudade no Brasil. Fica antecipada aqui minha homenagem. A saudade é uma das poucas coisas que aflora meu lado bom. Bom na visão de vocês, porque pra mim todos os meus lados são bons. A falta, a perda, o amor, a distância. A DOR da saudade que tanto inspirou poetas pelo mundo afora. Eu, por exemplo, ainda não senti saudades do Sandro Dornelles, se é que eu sei o que é sentir saudades. Deixa ele lá. Ontem ele estava com lágrimas nos olhos por saudade de alguma coisa, agora não pergunte porque a tal lágrima rolou enquanto ele assistia a cena final do Karatê Kid – A hora da verdade, aquele antigo, que ele assitia na Sessão da Tarde há muitos anos atrás. As pessoas fazem relações absurdas pra sentir saudades: um cheiro, um gosto, uma visão, um toque, um som e lá vem um caminhão de saudades emocionar as criaturas. Se pararmos pra pensar veremos que tudo é culpa dessa noção de tempo que os homens criaram em suas cabeças, esse negócio de passado, presente e futuro. Embora alguns digam que sentem saudades de algo que ainda não viveram, na maioria das vezes as sensações remetem a um passado. E se esse sentimento for tristeza causada por uma saudade que está sendo sentida no presente, essa mesma tristeza pode ser, já no presente, projetada para um futuro. Aí pronto, depressão na certa. Por sorte não sofro disso, vivo o sempre e ponto. Não é um ratatouille ou uma Madeleine com chá que vai me fazer sair em busca do tempo perdido. Até porque “somos tão jovens”. Como vocês devem ter notado não saco nada de saudade. Melhor assim. Acabo de saber que hoje é aniversário de Fundação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Poderia tratar do tema, mas isso é um problema de vocês e quanto mais demorarem para resolvê-lo, melhor pra mim, pois, nós as Dores, dependemos de trabalhos deste tipo também e sei que vocês, humanos, jamais fariam isso com a gente. Quer saber, já me enchi dessa conversa de saudades. Essa palavra vem do latim “solitas, solitatis” que significa solidão e solidão é coisa pra vocês, humanos. Por hora fico aqui querendo tomar um chope no Rio de Janeiro olhando a Baia da Guanabara. Ô vontade... Já o Sandro diria: Ô saudade...

Música do Dia: Nostradamus (Eduardo Dusek) http://www.youtube.com/watch?v=BJgghfrS7ug
Bicho do Dia: Coelho (3237) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário