Novas Histórias

Novas Histórias
Foto de Ju Vinagre

sábado, 18 de janeiro de 2014

18º Dia: Aos Vinte e Sete

                Foi com quase vinte e sete anos que o Sandro Dornelles foi para o Rio de Janeiro, terra do grande compositor Noel Rosa, que morreu sem chegar aos vinte e sete. Morreu com 26 anos. Qual relação que existe nisso? Como vocês devem saber, provavelmente nenhuma, embora o Sandro veja nisso algo místico. Eu o perdoo só porque sei que ele é um fã incondicional do cara. Mas hoje vim aqui pra discutir como os gênios da música enveredaram pelo caminhos das drogas. Mais uma vez a culpa recai sobre mim. Dizem que fiz eles, os gênios da música, sofrerem e agucei a genialidade deles que, além de grandes obras, criaram também um grande vazio na própria existência, só preenchido com muita música, bebidas e drogas. Mas juro que, por exemplo, não fiz o irmão do Ray Charles cair dentro da bacia e morrer afogado, muito menos causei sua cegueira. Eu só fui convocada depois, como já disse, aí sim,  pra aguçar a genialidade dele. E assim foi com todos  os outros. Por falar nisso, lembro de uma vez que o Sandro, ainda muito pequeno, caiu dentro de uma panela grande cheia de água e sabão da sua vó e ficou com as pernas pra cima. Teria morrido afogado, não fosse o seu tio Gaspar puxá-lo a tempo de evitar a tragédia. O tio Gaspar é músico também. Qual a relação entre o Sandro e o irmão do Ray? Nenhuma, embora o Sandro ache que graças a não ter morrido na panela de sabão, tenha evitado que seus irmãos se viciassem em heroína. E que virassem compositores! Pelamor!  Enfim, deixe o Sandro com suas relações. Quanto as minhas acho que posso ser chamada de anja (embora, nesse caso, tenha sobrado pra mim o bagaço da laranja) que apareceu na vida do Noel, de uma pá de jazzistas, de uma outra pá de roqueiros,  e de todos os demais sofridos compositores geniais do mundo. Mas, reitero, só depois das respectivas tragédias. Tirem suas próprias conclusões, mas pra mim tudo não passa de um "Vermelho 27"! tão cantado pelo Nelson Gonçalves. Então me agradeçam e ponham a culpa das tragédias, nos homens, no Deus dos homens de palavras reconfortantes, no acaso, ou, como preferem os donos da certeza, no livre arbítrio.

Música do Dia: Milho (Os Mulheres Negras (André Abujamra/Maurício Pereira) 
http://www.youtube.com/watch?v=qJluvrleBUM

Bicho do dia: Águia (3007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário