Novas Histórias

Novas Histórias
Foto de Ju Vinagre

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

45º Dia: Gurufim

                  Mais uma vez a Língua Portuguesa nos brinda com sua nababesca prosódia. E mais uma vez eu digo que a língua falada é a evolução da língua escrita. Veja aí, o Word não sabe o que é gurufim e sublinha de vermelho. Taí uma coisa que não concordo: porque tudo que tá errado tem que ser corrigido e grifado com vermelho? No Word, nas provas que as professoras corrigem nas escolas e em vários outros lugares é assim. Vermelho é uma cor bonita, concordo. Só que coisas erradas, a meu ver, deveriam ser grifadas com as cores branca, preta e azul, que quando listradas, são a combinação que tem mais a ver com DOR, com sofrimento, tristeza. Deixemos pra lá preferências de cores. Eu falava da riqueza do léxico que emerge das gírias do vasto e infindável Português. Os morros, favelas e subúrbios estão cheios dessas pérolas. Pérolas que eram cantadas nos sambas e que hoje, além do samba, também são cantadas nos raps, funcks e afins. Gurufim é velório. Velório, que segundo Wilson das Neves, sempre acaba em samba. Bom, estou tentando falar sobre uma coisa que precisa ser iniciado pra entender. Acho melhor deixar vocês com a música do dia, do que tentar falar a língua da malandragem. Senão daqui a pouco neguinho vai passar por mim e dizer: “Ó essa grinfa (mulher, que o Word também não sabe), maior Zé Mané!(otária)”.

Música do Dia: Linguagem do Morro (João Nogueira) (De: Padeirinho / Ferreira dos Santos) 

Bicho do Dia: Cavalo (2343)

Nenhum comentário:

Postar um comentário