Novas Histórias

Novas Histórias
Foto de Ju Vinagre

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

11º Dia: Rebel Rebel (Rebelde Rebelde)



                  Bom, pra quem ainda não me conhece e caiu de pára-quedas aqui, eu sou a DOR e ficarei durante este ano de 2016 postando textos diariamente nesse blog. O método é o seguinte: cada dia eu indico uma música e o título da música indicada será o título do texto do outro dia. O texto do outro dia não necessariamente respeitará o conteúdo letrístico da música do dia anterior. Capit? Então, embora eu seja internacionalmente conhecida, a língua escolhida por mim para escrever neste blog foi a Língua Portuguesa, a última flor do Lácio. Além de uma preferência minha, esse idioma facilitará minha comunicação com meu ajudante, o uniglota Sandro Dornelles. Mas porque esta explicação toda? Só para explicar para quem não conhece que nem sempre as músicas são brasileiras e quando são em outro idioma, os títulos são, naturalmente, em outro idioma e, sendo assim, eu as traduzo (do meu modo) para o Português. E eu sou rebelde, muito rebelde nas traduções, fazendo uso de meus dons poéticos para tanto. Hoje por exemplo: Rebel Rebel. Minha vontade era traduzir Rebervére Rebervére, do verbo reberverar. Neologismo meu para designar reflorestamento, replantio, inspirado numa corruptela latina de arbore, árvore. Siga o raciocínio. Rearvóre. Rebeleza. Renove a beleza com a árvore. Então: renovação + da beleza + com mais árvores = rebervére! Sou ou não uma jênya? Entretanto meu oráculo, Mr. Google Tradutor, acabou me convencendo que a rebeldia em certas traduções, por mais poéticas que sejam, levam a uma absorção caótica dos saberes. Por fim, acabei traduzindo por rebelde mesmo. Rebelde do latim rebellis. Rebellis, vocábulo que atravessou os tempos e que continua no idioma Mussum, significando aquele que não acata ordem ou disciplina, insubordinado. Conclusão: hoje a minha tradução do título não foi rebelde, pois continuou rebelde. Cacildis!  

Música do Dia: Palitoterapia (Rhaissa Bittar, Paulinho Boca de Cantor, Paulinho Moska, Paulo Padilha e Paulo Tatit). (De: Daniel Galli).

Bicho do Dia: Cavalo (9344).

Nenhum comentário:

Postar um comentário