Novas Histórias

Novas Histórias
Foto de Ju Vinagre

quarta-feira, 11 de junho de 2014

162º Dia: Meu Mundo e Nada Mais


                  A janela do facebook deveria dar para a rua. É o que penso toda vez que fico horas gastando minha beleza olhando postagens e mais postagens que se resumem a “meu mundo e nada mais”. Uma mistureba selfie de política com religião e com Copa que pelamor. Mas como não me misturo e estou pouco me lixando pra se vai ter copa ou não, prefiro abrir o microfone para o meu amigo MEDO que tem muito mais facilidade de andar entre as gentes do que eu:
Fala, MEDO:
“No meu mundo não tem Copa! E é o meu mundo que me importa. Isso mesmo. Falo sem receio ao contrário de vocês, humanos, que vira e mexe engolem a língua quando deveriam opinar e dizem que a culpa é minha, que os engesso e impeço de exteriorizar vossos posicionamentos. Outro dia, passando por minha panificadora favorita bati boca com um cidadão que faltava cair do alto de suas tamancas da verdade absoluta. Argumentava como quem defendia uma pátria inteira, como se fora possível expressar em gesticulações testosteroneizadas toda a singularidade presente na preferência de um conglomerado de seres de uma mesma cultura. Por muito pouco não preguei-lhe a mão na lata. Repeti como num brado retumbante por diversas vezes – e com um sotaque carioca que é como que a articulação mátria do léxico brasileiro vista pelos gringos: Goxto é goxto, camarada! Não sou obrigado a concordar qu’essa merda! As pessoas me olhavam como se a discussão entre nós fosse a coisa mais estúpida e desnecessária da face da terra, e eu ali, me lixando pra opinião terráquea, visto que meu mundo não é o mundo dos que acham, e sim o mundo dos que procuram. Procurei cabelo em ovo sim, ali à beira do balcão, nas margens plácidas da máquina de expresso, em meio a diversidade de pães, brancos, morenos, integrais e até queimadinhos – queimadinhos esses presentes sempre nas baguetes maiores que precisam de mais tempo no forno – entrei de sola: NÃO VAI TER COPA! E saí puto atrás de outra padaria. Eu sou   criterioso e só quero lhes prevenir de alguns cânceres e obesidades. Nada contra a Copa, esse embutido gorduroso, desidratado, com alto teor de sal e caro pra cacete. Mas é que eu to de regime e ando investido em presunto magro da África, blanquet francesa e peito de peru argentino, que também poderia ser peito de pomba, empinado à toa.”
É isso aí, MEDO, se não tiver copa, que pelo menos tenha “100 gramas de salaminho pra agradar a minha nega...”.

Música do Dia: Voa, Canarinho, Voa (Júnior, um dos craques do escrete canarinho de 82) (De: Nono e Memeco).

Bicho do Dia: Bicho-Laranja (O Naranjito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário